Truque Independente – Franklin Medeiros

Franklin Medeiros(Perfil Instagram), Potiguar 48 anos, ex-baixista do Surto e lead do Chico Antronic
Skatista desde os 12 anos, ele fazia seu street nas ruas de Recife, muito influenciado pelo Marcelo Agra, o Bobeirinha, primeiro skatista profissional do nordeste. Voltando ao RN, as sessões sempre foram com o Ilzeli Confessor, que é uma grande referência daquela região, muito conhecido e respeitado por todos
no período de 88 a 92.
Em Natal foi se aperfeiçoando no skate se tornando um skatista de nível overall, competindo em diversas modalidades entre vertical e street, sua real paixão.
Sempre fã de Heavy Metal e Hardcore, andava com o pessoal do metal, mas sempre trazendo algo de bom, musicalmente falando para o pessoal do skate, tanto que formou sua primeira banda de hardcore, a Brutal Brain, que fazia a alegria da molecada por lá, nos bares underground, eventos de skate. A cena underground nos anos 90 era muito fortalecida por zines e trocas de cartas, não só no Brasil como outros lugares do mundo, e com o Brutal Brain não foi diferente.

Falando com o pessoal do Surto, no Ceará, Franklin convidou a banda para fazer umas apresentações na cena de Natal, e com isso houve um mini circuito de bandas underground circulando no nordeste e com isso o fortalecimento não só da cena musical da época, como a amizade entre os integrantes dessas bandas foi surgindo.
Em 1996 a Brutal Brain decidiu vir para São Paulo tentar fortalecer a carreira na capital, porém no final das contas Franklin e seu amigo Jucian, baterista da branda Crosskill, já vivendo em sua comunidade potiguar em SP, começaram a afinar a amizade com o vocal do Surto, Bolo, e acabou-se assim fazendo a formação principal e mais famosa do Surto: dois potiguares e dois Cearenses – Franklin no Baixo, Jucian na bateria, Bolo no vocal e Wilcley como guitarrista. Essa formação foi fundamental para a alavancagem do Surto no sudeste, e também no resto do Brasil.
A banda antes do estrelato saiu de São Paulo, indo para Brasília e se estabelecendo novamente em Fortaleza, terra natal da banda, sempre fortalecendo a cena que estava em ascensão na época. No país todo eram muito frequentes aparições das bandas como Moqueca de Rato, Nação Zumbi, Rumbora, Tihuana, DFC, Charlie Brown Junior e Raimundos, bandas essas que sempre apoiaram e mantinham uma grande relação de amizade e admiração pelo Surto.
Em 2000, o Surto, vencendo o Skol Rock edição nordeste e segundo lugar na etapa nacional, atingiu seu ápice, assinando com uma grande gravadora da época e se tornando um fenômeno no pais todo e atingindo primeiro lugar nos top hits das FMs da época por mais de um ano com a música “A Cera” (Me pirou o Cabeção).
Em 2002 Franklin, com o encerramento do Surto, volta ao Nordeste e funda a banda Folcore, onde realmente ele faz o que vinha tentando fazer em sua banda anterior: a mistura do rock, do hardcore, com uso incessante de elementos regionais como a embolada.
No Folcore em 2003, surge a música Ollie Air, que nada mais é que toda a essência do Franklin em pessoa:
“A música, a criatividade e principalmente, o amor pelo skate, pois o carrinho durante toda sua vida fez parte do seu dia a dia, e do seu estilo de vida.
Ollie Air é uma música bem lúdica. A embolada permite o jogo de palavras, como no RAP americano e com isso, o duplo sentido predomina como por exemplo:Ollie Air, Ollie Air, Boardslide, Nose Grinde, Backflip, Frontside, o meu truck é Independent! E que também pode ser interpretada da seguinte forma: o meu “truque é independente” ou seja, não é preciso de nada e nem de lugar para executar a minha própria manobra!”
Uma grande curiosidade, que esse clipe foi gravado no Half do Machadão, primeiro half pipe de concreto de Natal, e que estava já em seus últimos momentos antes de ser demolido, por isso a eternização desse half como uma grande homenagem a um grande point de lá.

Em 2022, já no Chico Antronic, projeto de Franklin junto com Edu Santana, a musica ganha elementos eletrônicos e com isso cai na graça não só do pessoal do skate, mas todo fã de rock que já a escutou.
Ela junta a embolada com o Hip-Hop, e funde com o Drum n’ Bass, que a torna mais enérgica e dançante!
Vale dizer que esse vídeo atual, teve a grande honra de contar também com o skatista Allan Mesquitta, que deu todo o Go For It para esse vídeo!
MINI QUIZ ESS

Como Skatista, como representou?
Foi presidente da Associação Potiguar de Skate, sendo um dos responsáveis pela realização e revitalização da pista de street da Praça do Disco em Ponta Negra.
Skate: Shape e Rodas Narina, e Truck Independent
Manobra Preferida: Frontside Rock n’ Roll
Melhor Pista que já andou: São Bernardo do Campo/SP
Música que te acompanha na sessão: Brave Captain – Firehose
Skate Video: Animal Chin e H-Street
Influencias Musicais Nacionais: Raimundos, Chico Antonio e Charlie Brown Jr.
Influencias Musicais Gringas: DEVO, Dead Kennedys, Ramones e Beastie Boys
Banda que não faltar por nada num campeonato: That’s Good – DEVO
Música que não pode faltar por nada um campeonato: Ollie Air, lógico!!!


Segue o novo clipe de Ollie Air:
Escrito por: Fabiano Bulgarelli
Revisão: Marcelo Sanzoni
—
Para mais matérias de skate music clique na aba MÚSICA, ou para mais novidades acompanhe sempre nosso BLOG com postagens diárias.