LayBack Park, logo vai ter uma perto da sua casa
É impossível não ter percebido o quanto a LayBack(site oficial), marca criada por André Barros e Pedro Barros, tem crescido nos últimos anos, o que no começo era uma cerveja a mais nas geladeiras de pistas particulares hoje são dezenas de bares e pistas espalhadas pelo Brasil.
Tivemos a oportunidade de trocar uma ideia com Rafael Alcici, o CEO da marca e entender um pouco mais sobre esse fenômeno de fomentação da cultura do skate que se tornou a LayBack.
Primeiramente Rafael, como tanto a LayBack como a família Barros entraram na sua vida?
Eu tinha alguns negócios de hotelaria em Florianópolis e acabei conhecendo o André e o Pedro, que moram na cidade. Nessa época, eles já tinham a LayBack, que nasceu inicialmente como cerveja artesanal, mas estavam precisando reforçar a parte operacional do negócio. Entrei para dar todo o apoio e suporte para a marca que eles não conseguiam oferecer por conta da agenda corrida e das viagens do Pedro. Eu vi um grande potencial na empresa e me identifiquei muito com os valores e missão que a LayBack possui.
Hoje vocês estão num crescimento muito acentuado e veloz, como estão fazendo para conseguir isto?
Acredito que grande parte do crescimento da LayBack se deve à missão inspiradora da empresa. Trabalhamos diariamente para transformar a vida de milhares de pessoas, fomentando a cultura do skate e do surfe no país, desenvolvendo projetos sociais, ajudando atletas de base, prezando pela sustentabilidade em nossas casas e oferecendo produtos de altíssima qualidade, seja através da cerveja como dos Parks. Acredito que isso traz verdade e credibilidade para o nosso negócio.
Paralelamente a isso, também podemos atribuir o crescimento da LayBack ao momento pandêmico que vivemos nos últimos anos, já que o brasileiro passou a enxergar o entretenimento e o esporte de outra forma. Nossos estabelecimentos são, em sua maioria, espaços amplos e à céu aberto, então as pessoas se sentiram confortáveis de frequentá-los quando a pandemia cessou um pouco. Fechamos nossas casas por um período e só voltamos quando sentimos que poderíamos oferecer um espaço seguro para todos, seguindo, claro, todas as normas e protocolos de segurança. Quando retornamos, percebemos que a procura havia aumentado, mais pessoas queriam frequentar nossos espaços e o skate também estava em evidência.
O skate nas Olimpíadas com certeza deve ter afetado nos negócios, melhorou muito? Como foi o impacto?
Com certeza, as Olimpíadas deram um boom nesse sentido. Muitas pessoas que tinham preconceito com o esporte, acabaram se encantando pela união e por tudo que os skatistas pregam, o que acarretou uma maior curiosidade e procura por espaços que representam o mesmo.
Quais os planos da marca para fomentar e fortalecer o skate nacional?
A LayBack foi criada com o intuito de fortalecer a cena nacional do skate e ajudar atletas, principalmente iniciantes, começou com a cerveja, em que parte do lucro era destinado à formação desses novos atletas e à construção de pistas pelo país, mas logo percebemos que podíamos ir além.
Começamos a criar espaços de convivência, para reunir esse pessoal que compartilha da mesma vibe, e percebemos um grande potencial tanto de crescimento da marca quanto de gerar oportunidades para mais pessoas, seja de trabalho ou de acesso à cultura e ao esporte.
Também passamos a promover competições e eventos esportivos, como a Liga Amadora de Bowl, que está fazendo um circuito pelo país e busca abrir espaço para atletas de base de diferentes regiões, e a desenvolver ações sociais, como a campanha “Juntos pelos Refugiados”, que enviou skates, medicamentos e suprimentos para as vítimas da guerra na Ucrânia e disponibilizou aulas gratuitas de skate na unidade de Santos para as famílias que vieram buscar abrigo no Brasil. Nosso objetivo é continuar ajudando ainda mais atletas e trabalhando para que o skate possa transformar a vida de ainda mais pessoas.
Falando na juventude do skate, como a LayBack vê hoje uma forma de fortalecer essa molecadinha que vem por aí?
A LayBack busca oferecer todo o suporte necessário para que esses atletas que estão iniciando a carreira possam crescer e se desenvolver ainda mais. É incrível como essa nova geração é talentosa e tem um grande potencial. Por isso, viabilizamos com parceiros campeonatos como a Liga Amadora de Bowl, a fim de proporcionar espaço para esses jovens mostrarem suas habilidades, além de apoiar financeiramente alguns atletas. Também estimulamos projetos sociais, que trazem essas crianças e adolescentes para ainda mais perto dos seus ídolos, e abrimos nossas casas para que eles possam treinar e se divertir nas nossas pistas de skate.
Ficamos sabendo que vocês estão prestes a abrir a sua 20ª casa, pode falar sobre?
O LayBack Park Rio é a nossa 20ª casa e a segunda que abrimos no Rio. A primeira unidade na capital carioca foi inaugurada em junho deste ano na Prainha, enquanto a nova fica localizada no Recreio. Até o final do ano, pretendemos abrir mais duas no Nordeste e Sul do país.
Como fica a questão do antigo Bar 399? Ele deixa de existir?
Nós chegamos para dar mais força para a equipe do Bar 399, que, há 5 anos, desenvolve um trabalho incrível na região e conquistou o público carioca. Eles possuem valores e princípios muito parecidos com os da LayBack e, juntos, vamos continuar com a mesma proposta de difundir a cultura do skate na cidade. O bar deixa de ser 399, mas a qualidade, o atendimento, a energia e o cardápio continuam os mesmos. O suporte e o clima de restaurante do bairro continuarão existindo!
Como aconteceu essa união?
Nós já nos conhecíamos e discutíamos essa união há um tempo. Durante o QS da Prainha, evento que realizamos juntos, percebemos que, somando nossas forças, conseguiríamos fomentar ainda mais os pilares que acreditamos. Tomamos a decisão de transformar o Bar 399 em LayBack Park de forma muito estratégica, a fim de consolidar a marca como a maior do nosso segmento.
Pode falar sobre o tamanho da pista?
A pista tem em torno de 120m², 10x12m.
Já tem data para a inauguração?
O LayBack Park Rio já está funcionando de terça-feira a domingo, das 12h às 00h. O estabelecimento fica localizado na Rua Fernando Bujones, 66 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ. A entrada é gratuita e o valor para andar na pista de skate é de R$ 15 por hora.
Com essa nova casa pode-se dizer que a LayBack está voando no mercado?
Está! A LayBack cresceu 400% no faturamento em 2021, com expectativa de fechar 2022 com um crescimento de 80%. Pretendemos ainda colocar a nossa cerveja para vender nas maiores redes de supermercados do país.
Para não estender muito, duas dúvidas: primeiro, como é trabalhar com um cara como Pedro Barros?
É demais! O Pedro é um cara sensacional, um skatista incrível e atua de maneira muito assertiva em todos os seus negócios, principalmente na LayBack. Ele é nosso Diretor Criativo e, mesmo com a agenda corrida de treinos e campeonatos, faz questão de participar de perto, opinando e aprovando todos os projetos.
Como você, Rafael, enxerga o skate hoje?
Acredito que o skate é uma cultura e estilo de vida, capazes de transformar a vida de muitas pessoas! Sou um grande fã de tudo o que foi construído pelas pessoas que fazem parte dessa comunidade e espero contribuir da melhor forma possível, dando suporte para esses que dedicam sua vida para o mesmo. O skate traz união, disciplina e, muitas vezes, dá de presente uma segunda família. São esses valores que buscamos trazer para a LayBack.
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