Auditoria da Caixa é fake?
Por: Marcelo Sanzoni(perfil do Instagram)
Após a postagem da matéria “A Caixa Vazou”(clique aqui), nos deparamos com duas coisas, a primeira que é mais comum, pessoas que não leram o texto ponderando sobre o que se tratava o texto, mas a segunda que chamou a atenção, foi que uma maioria apareceu afirmando que tinha rolado algo como uma auditoria da Caixa sobre a CBSK(link do site) que havia resultado num cancelamento do patrocínio.
O lance ai seria, não é normal fazer uma matéria sobre os comentários de algo postado, mas neste caso chamou a atenção a assertividade dos comentários, como se de alguma forma alguém ou alguma entidade estivesse distribuindo esta informação, logo fomos atrás para entender o que estava rolando.
Primeiramente fizemos uma pesquisa em sites e portais de transparência, pois este tipo de informação é de domínio público, mas não achamos nada relacionado ao caso.
Então, como não encontramos a pessoa ou entidade de origem que estava distribuindo esta informação, nossa única fonte para informação seria a própria confederação, que em mensagem afirmou:
“A Caixa não tem autonomia para realizar uma auditoria na CBSk.
Mesmo assim, a CBSk segue recebendo verba da Lei Agnelo Piva e também recursos públicos, o que comprova que não há nenhum tipo de problema.”
Como sou burro para caral#@, eu tive de pesquisar que lei era essa, e aproveitei para informar aqui, apesar que tenho certeza de que todos já sabiam:
A lei prevê que 2% da arrecadação bruta das loterias federais em operação no país, descontadas as premiações, sejam destinados em favor do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na seguinte proporção: 85% para o COB e os 15% restantes para o CPB(…)
Fonte: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/investimentos/lei-agnelo-piva
E então o COB repassa parte do valor para a CBSK, segundo a Nota Explicativa(clique aqui) que a CBSK junto a sua contabilidade é obrigada a gerar periodicamente em 2019 a Confederação através da Lei Agnelo Piva recebeu o valor de R$421.482,00. Só acrescentei porque achei curiosa a informação.
Resumindo, até então com as informações repassadas o boato da auditoria não é nada além de um boato, pois caso contrário não seria difícil achar qualquer informação sobre isso na internet, mas caso tenha, favor entrar em contato.
O que aconteceu mesmo foi que, devido ao ano eleitoral a Caixa não renovou o patrocínio, pois se houver uma mudança de presidente, automaticamente poder vir a rolar uma mudança de diretoria da Caixa e por consequência uma mudança de diretrizes para investimentos e gastos.
Respondendo, auditoria da Caixa é fake? Sim, até então nada pode comprovar que a Caixa ou alguma entidade realizou algum tipo de auditoria sobre o destino do valor pago pela Caixa para a CBSK.
Portanto é isso ai galera, informação é a base para poder cobrar as organizações, mas gerar críticas baseadas em boatos pode vir a nos colocar numa posição sem credibilidade, qualquer dúvida ou ideias de pautas é só chamar, porque nós vamos atrás para descobrir!
—
Para mais notícias como essa siga nossa aba NEWS ou acompanhe nosso BLOG para mais novidades do skate.
Observação, este texto possui informações oficiais, opiniões e lorotas, muito cuidado ao transmitir qualquer informação na pista para os outros…