Cracolândia: Crianças comemoram com a Skate Fest do Instituto Sonhe!
Escrito por: Marcelo Sanzoni(perfil do Instagram)
Fotos: Sid Pics(perfil do Instagram)
No centro de São Paulo, a região que resume bem a região que o Mufasa disse para o Simba não chegar perto em Rei Leão, essa é a Cracolândia, região envolta ao descaso social, ao abandono, a usuários de drogas e violência, mas ao lado dela no sábado dia 17 de setembro de 2022, tudo o que se ouvia era muitas risadas, alegria, música e muito skate comendo solto, esse foi a Skate Fest do Instituto Sonhe!(Site).
O Instituto Sonhe! nasceu da intenção de trazer mais alegria e esperança, de pegar todo aquele breu que envolvia os moradores da Cracolândia e região e transformar em sorrisos, oportunidades e esperança. O mesmo nesta data comemorou seus 5 anos do projeto do skate como ferramenta de apoio social.
Sim, o skate salva e a imagem mais clara disto foi o Skate Fest, o evento foi interno, apenas para as crianças do projeto e convidados(convidados de peso!).
Nosso fotógrafo Sid Pics(perfil do Instagram) foi registrar e nos mandou um relato incrível:
“Logo ao chegar no instituto já senti aquela vibe maravilhosa de pessoas que realmente são voltadas para fazer o bem, no início da manhã teve um café comunitário maravilhoso que foi ótimo para podermos interagir, conheci um pouco do trabalho que é realizado com as crianças, trabalho esse que consiste em alimentação, educação, cultura, aulas de jiu-jitsu, ballet futebol e é claro nosso tão amado skate, tudo sempre pensado em beneficiar a saúde física e mental das crianças.”
O evento foi todo direcionado por Luiz Bob Lee, colaboradores e idealizadores do instituto, a molecada pode assistir apresentações de muitos skatistas profissionais como Bruno Maranhão, João Kabeça, entre outros, tudo com a locução do grande Thales Grulha(perfil do Instagram), do Skate com Propósito(perfil do Instagram), e definitivamente as crianças piraram. Quem teve a oportunidade de ver, tem um vídeo do grande Sandro Testinha(perfil do Instagram), da ONG Social Skate(perfil do Instagram), dando um show de dança na melhor raiz do Hip-Hop(assista o vídeo no Instagram), enquanto as crianças vibravam e admiravam, vai entender a vibe do dia.
Mas, não seria um evento de skate para a molecada sem a molecada andar de skate, então logo começou a competição da molecada, aonde era claro nos olhares, o quanto cada um se preparou para aquele dia, logo a comemoração se tornou o palco de um dos maiores campeonatos do centro da cidade, mas sempre com aquela boa velha essência.
Todos queriam dar o seu melhor? Sim! Mas isso não atrapalhava a questão de torcer para os amigos que também estavam competindo, coisas que só no skate podemos ver, a sua essência na forma mais pura.
Trocamos uma ideia com o skatista profissional Bruno Maranhão(perfil do Instagram) que nos disse:
“O evento foi incrível, sempre sou impactado com o amor que posso sentir quando estou no instituto.
O skate por si só já carrega essa parada de não competitividade, de torcer um pelo outro, mas aquelas crianças conseguem potencializar isso, celebrando a última colocação como se fosse a primeira, da pra ver que estar ali, e ter aquelas pessoas, aqueles amigos, faz com que cada um se sinta sempre o campeão.
Muito louco ver isso, impossível não ser contagiado.”
E por essa vocês não esperavam, mas rolou uma “corrida maluca” insana, e claramente a molecada estava ansiosa para este momento, muitas fantasias incríveis, brincadeira de dropar a rampa e desviar dos cones(tipo um slalom), mas na real? Foi o skate “mirim” ou infantil como sempre deveria ter sido, pura diversão.
Os apoiadores chegaram junto, pois a premiação foi para todas as crianças que competiram, imagina a alegria dessa galerinha? E não estamos falando de premiação toda fora de medida ou coisa de estoque, estamos falando de coisa boa, pode perguntar para qualquer presente, dá até para falar que muito campeonato não tem uma premiação igual a que eles ganharam.
Ao longo do dia ainda rolou pintura de shape com o artista Gabriel Inhesta, todo mundo almoçou junto na maior vibe, como se aquele momento fosse uma pausa no mundo e que aquela alegria iria durar para todo sempre. Pode não ter sido para sempre, mas com certeza ficou eternizada no coração de cada um que vivenciou cada uma daqueles momentos.
Este foi o retrato de uma manhã de sábado incrível que o skate graças ao Instituto Sonhe! pode proporcionar a essas crianças da Cracolândia, portanto não se esqueça, elas ainda estão lá, vivenciando as dificuldades do dia a dia, e os colaboradores do Instituto estão lá diariamente procurando fazer o dia e o futuro de cada uma delas melhor.
Num bate-papo o mestre e colaborador do instituto Luiz Bob Lee(perfil do Instagram) nos disse:
“Há 5 anos atrás me vi diante deste desafio, trazer o skate como atividade para as crianças da região da Cracolândia. Eu não poderia imaginar o que estaria por vir, apenas direcionei o meu coração para está causa e foquei a minha vida em trabalhar dia pós dia pela vida delas.
Hoje, através do Skate Fest consegui compartilhar o que de fato sinto tenho carregado todos esses anos em meio peito.
O skateboard já me trouxe tanta coisa boa. Uma história de amizades, encontros e reencontros, mas o que vivo aqui é além do que já ganhei. Ter meninos e meninas que largaram o tráfico, o crime e a prostituição escolhendo semana pós semana em estar conosco (Instituto Sonhe!) é algo que dinheiro algum deste mundo será capaz de pagar. Carregamos nossas dores fundamentados em uma gratidão plena e verdadeira.”
Para ajudar o Instituto Sonhe! clique aqui.
—
Para mais notícias como essa siga nossa aba NEWS ou acompanhe nosso BLOG para mais novidades do skate.