O Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA(USOPC) iniciou procedimentos para cancelar a certificação do USA Skateboarding como o órgão regulador nacional do esporte (NGB), um porta-voz do USOPC confirmou à ESPN na quarta-feira, fato que pode levar a tirar o skate das mãos dos skatistas nos EUA.
“Iniciamos o processo de descertificação, citando violações de não conformidade da seção 8”, disse Kate Hartman, diretora de assuntos externos do USOPC, referindo-se ao estatuto do USOPC que rege seu processo para revogar a certificação de um NGB. Hartman acrescentou que a organização está “no início do processo”.
O presidente da USA Skateboarding, Don Bostick, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A notícia da descertificação vem logo após uma auditoria do USOPC da USA Skateboarding, publicada em meados de julho, que avaliou o corpo diretivo em relação a 48 padrões de conformidade. A auditoria constatou que a USA Skateboarding está em conformidade com apenas 12 padrões e deficiente em 28.
As deficiências incluíam não exigir verificações de antecedentes de funcionários, juízes, atletas, membros do conselho e contratados, ter seu status fiscal revogado pela Receita Federal em junho de 2021 e não ter uma política antidoping. A auditoria também considerou o NGB deficiente em proteção infantil e encontrou “uma série de preocupações significativas levantadas durante a revisão, incluindo representação de atletas, conflitos de interesse, financiamento do USOPC, segurança de atletas e capacidades gerenciais”.
Movimentação dentro da USA Skateboarding
Poucas semanas após a publicação da auditoria, o presidente do conselho de skate dos EUA, Gary Ream, renunciou ao cargo na organização. A USAS nomeou Bostick, ex-presidente da National Skateboard Association, para substituir Ream.
Ream continua em seu papel como presidente da comissão técnica de skate da World Skate, órgão do COI para skate e esportes de patins.
A diretora de alto desempenho Mimi Knoop, o treinador masculino Andrew Nicolaus, a treinadora do feminino e atleta olímpica de 2020 Alexis Sablone e dois membros do conselho também renunciaram em protesto contra a USA Skateboarding. “Ao nos levantar e renunciar em união a uma organização na qual não acreditamos mais, nossa única esperança é promover mudanças positivas para nossos atletas”, disseram eles em comunicado. “Apoiamos totalmente o processo atual liderado pelo USOPC.”
O skate é um dos mais novos esportes olímpicos. Em fevereiro de 2017, o USOPC certificou o USA Skateboarding como o NGB oficial do esporte, e o grupo supervisionou a estreia olímpica do esporte nos Jogos de Tóquio de 2020.
Os atletas foram informados sobre os planos do USOPC de cancelar a certificação do USA Skateboarding na terça-feira por meio de uma carta enviada a eles por Holly Shick, Diretora de Ética e Conformidade do USOPC. Shick escreveu que a decisão de iniciar a descertificação foi baseada na auditoria de julho, bem como “comunicações com a atual liderança da USA Skateboarding”.
Processo de Descertificação
Embora não haja cronograma para os processos de descertificação, que são gerenciados pela Unidade de Resolução de Disputas do USOPC, os próximos passos incluem a seleção de um painel de audiência de três pessoas que incluirá uma pessoa no conselho do USOPC, um membro do Conselho Consultivo de Atletas e um representante do conselho da NGB. O USOPC e o USA Skateboarding apresentarão evidências que apoiem suas respectivas posições e uma audiência será agendada, desde que o USOPC e o USA Skateboarding não cheguem a um acordo.
Até lá, o USA Skateboarding continuará sendo o NGB do esporte.
O USOPC iniciou anteriormente processos de descertificação contra a USA Gymnastics em 2018 e o USA Badminton em 2019. Em ambos os casos, os NGBs chegaram a acordos com o USOPC, que desistiu de suas propostas de descertificação.
Fonte: ESPN
NOTA DA REDAÇÃO SOBRE “Podem tirar o skate das mãos dos skatistas nos EUA?”
A notícia só está informando da possibilidade da USA Skateboarding, que seria a CBSK estadunidense perder o controle da Seleção Olímpica dos EUA, isso não reflete que necessariamente o skate americano está fora das Olimpíadas e nem nada do tipo. Tendo em conta que a World Skate é focada em sua maior parte por esportes de patinação, existe sim a possibilidade de a Seleção Olímpica de Skate dos EUA acabar na mão de qualquer órgão ligado a World Skate que seja ligado a patinação ou algo do tipo, mas como dito na matéria, não é nem uma certeza de que este processo termine com a retirada da USA Skateboarding, pois no passado isso já aconteceu com outros esportes e não deu em nada.
Agora, de verdade, era um sonho achar que o skate se destacaria nas Olimpíadas como um dos “esportes” mais populares e ninguém iria fazer nada, o nome do jogo é simples, se dá dinheiro tem gente grande também querendo ganhar, e de certa forma isto está acontecendo aqui em outros meios, ou ninguém mais está estranhando o skate com tanta visibilidade e mesmo assim empresas fechando as portas ou tendo que se virar para sobreviver?
Para mais notícias acompanhe nossa aba NEWS, e para mais novidades do mundo do skate acompanhe nosso BLOG, que é atualizado diariamente.