No fim de tarde desta quarta-feira a CBSK(site) junto com a ABPSK(site) e seus respectivos presidentes apresentaram em redes sociais e a mídia sua nota de repúdio aos membros do Ticaracaticast exigindo que haja uma retratação pública.
Nota de Repúdio CBSK e ABPSK
“A Confederação Brasileira de Skate e a Associação Brasileira de Paraskate repudiam os comentários capacitistas proclamados no podcast Ticaracaticast, com a presença dos humoristas Marcos Chiesa, Marvio Lucio (Carioca), Victor Sarro e Renato Albani, onde uma série de apelidos pejorativos foram associados a atletas do paraskate.
As duas entidades reforçam que a discriminação a pessoas por conta de suas deficiências, se comprovada, pode caracterizar crime. Se cometido em meios de comunicação, a pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.
Caso não haja uma retratação pública do podcast Ticaracaticast, a Confederação Brasileira de Skate e a Associação Brasileira de Paraskate estudarão medidas judiciais cabíveis para o caso.
O paraskate tem função chave na inclusão social de pessoas com deficiência. A Confederação Brasileira de Skate e a Associação Brasileira de Paraskate estão comprometidas com essa luta e não podem aceitar que atletas e skatistas sejam desrespeitados publicamente.
A pretensão do humor e da liberdade de expressão não pode jamais ser usada para gerar mais sofrimento a pessoas que diariamente lutam contra o preconceito.
Eduardo Musa
Presidente
Confederação Brasileira de Skate – CBSk
Vinicios Sardi
Presidente
Associação Brasileira de Paraskateboard – ABPSK”
–
Para mais notícias como essa siga nossa aba NEWS ou acompanhe nosso BLOG para mais novidades do skate.
Parabéns pelo posicionamento, por não fazer vista grossa!