O skate brasileiro começou nesta quarta-feira (29) as disputas do Pro Tour de Roma. Nas classificatórias femininas, Gabriella Mazetto (14ª – 48.14) avançou para a segunda fase do evento – um total de 27 skatistas passaram. Carla Karolina (32ª – 21.73), Kemily Suiara (35ª – 20.66) e Marina Gabriela (38ª – 18.44) também representaram o skate nacional.
“Graças a Deus eu consegui acertar minhas manobras e passar para a próxima fase”, destaca Gabriela Mazetto.
“A gente teve muitos dias de treino. Fiquei feliz por ter acertado a minha volta. Espero que na próxima fase eu também continue acertando”, completa a skatista da Seleção Brasileira.
Clique aqui e confira a classificação das classificatórias femininas!
No masculino, os primeiros a representar o país serão Wacson Mass e Wilton Souza, às 3h45 da manhã, mas na quinta-feira (30). Filipe Mota, Eduardo Neves, João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguilar, Ivan Monteiro, Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo também estarão na primeira fase de disputas na capital italiana.
“A pista tem uma ‘vibe’ incrível, com o Coliseu bem de frente, um lugar histórico de Roma. É a minha primeira vez na Europa; tem sido uma experiência incrível”, destaca Filipe Mota, skatista da Seleção Brasileira Júnior.
“É a minha segunda vez em Roma. Estou muito feliz que vou conseguir participar de todo o ciclo olímpico. Essa é a primeira etapa, tem vários brasileiros. Espero que todos se deem bem. Boa sorte a todos!”, completa Eduardo Neves, da Seleção Brasileira Principal.
Pâmela Rosa e Rayssa Leal, que ocupam a primeira e a segunda colocação do ranking mundial, respectivamente, e Kelvin Hoefler, quarto colocado do ranking, entrarão direto na segunda fase da competição (quartas de final), que acontece sexta-feira (01).
As quartas de final reunirão 32 atletas no feminino e 32 no masculino, considerando os pré-classificados (medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial) e os skatistas que avançarem na primeira fase.
As semifinais do evento acontecem sábado (02) com 16 atletas no feminino e 16 no masculino. As finais serão domingo (03), com os oito melhores por categoria.
Nas classificatórias e nas quartas de final, cada skatista tem direito a dar duas voltas (45 segundos), valendo como pontuação final a nota da melhor volta.
Na semifinal e na final, a nota de cada skatista será composta pela somatória de três notas: a volta (45 segundos) de maior pontuação e as duas manobras de maior nota. Cada skatista tem direito de realizar duas voltas e cinco tentativas de manobra nessas duas fases da competição.
A competição terá transmissão ao vivo das semifinais e da final pelo Olympic Channel, no Youtube, e pelo SporTV.
Programação dos brasileiros na quinta-feira (30)
Masculino
HEAT 1: Wacson Mass e Wilton Souza (8h45 de Roma; 3h45 da manhã de Brasília)
HEAT 4: Filipe Mota (12h45 de Roma; 7h45 de Brasília)
HEAT 6: Eduardo Neves (15h25 de Roma; 10h25 de Brasília)
HEAT 7: João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro (16h45 de Roma; 11h45 de Brasília)
HEAT 8: Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo (18h05 de Roma; 13h05 de Brasília)
Sobre a Confederação Brasileira de Skate
Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. #eusouskatista
Fonte: Imprensa CBSK