Fusão da CBSK com a CBHP, é isso mesmo World Skate? #NOMERGER
por: Marcelo Sanzoni(perfil Instagram)
Recentemente os mais atentos repararam no uso da hashtag #NOMERGER em algumas postagens, “No Merger” que traduzido do inglês seria “Fusão Não”, começou a aparecer ainda que de forma tímida em postagens no Instagram da CBSK(site), de Duda Musa(perfil Instagram), e algumas outras contas, já existem até matérias de sites como UOL com Paulo Anshowinhas(Leia aqui) ou mesmo de Guto Jimenez(Leia aqui) em nosso site questionando o uso desta hashtag.
Bom, se você leu o título(que normalmente é só o que a maioria lê…hahaha), você já entendeu que o assunto é um pouco mais sério, existe no estatuto da World Skate desde 2019 que em cada país só poderia haver uma Confederação ligada a World Skate.
Em entrevista para o site UOL, quando Paulo Anshowinhas perguntou sobre o No Merger, Eduardo Musa, presidente da CBSK, respondeu:
É um ponto que a World Skate aprovou na sua Assembleia, em 2019, antes das federações de skate serem reconhecidas, quando a CBSK e a Federação Americana foram aceitas como filiadas, mas não tinham direito a voto, onde cada país teria no máximo um representante junto a World Skate. Cerca de 14 países já disseram que não farão a fusão com a World Skate (predominantemente de patins) e o Brasil é um deles, junto com o Canadá e EUA….
A questão então é que essa parte do estatuto estava lá quietinha até então, porém fontes indicam que devido a toda essa confusão que rolou sobre o mundial do RJ(Leia mais) que no final veio a resultar a suspensão de Eduardo Musa(Leia mais), pode ser que a World Skate fique animada a dar andamento em seu estatuto e queira forçar as fusões.
Este assunto será abordado na próxima reunião da World Skate do dia 30 de outubro, onde o atual presidente da CBSK está suspenso e impedido da participação, e que então será representada pelo diretor do Jurídico da CBSK Alexandre Birds(perfil Instagram).
Opinião do escritor
Aparentemente estamos vendo a volta da época do #somostodoscbsk, mas e agora? A aceitação será igual, maior ou menor que a da época? Este será um bom termômetro para a CBSK medir sua aceitação e como os skatistas brasileiros tem enxergado o trabalho dela.
Lembrando sempre que o skate atualmente é a veia que mais traz investimentos para a World Skate, sendo um dos “esportes” com a menor representatividade lá dentro, e que a mesma entidade realizou apenas um evento classificatório para as Olimpíadas desde as Olimpíadas de Tóquio.
Pessoalmente, nada contra os rollers ou patinadores em geral, mas deixar a entidade mundial que direciona o skate ser tocada por pessoas que não convivem com os problemas do “esporte” como um todo, é como pedir para mim começar a presidir a FIFA, eu até sei de futebol, mas não conheço quase nada, não faria nem sentido.
O ideal no momento seria no mínimo o skate ganhar maior representatividade dentro da World Skate, para ter mais autonomia e evitar desentendimentos bobos que poderiam ser resolvidos com mais facilidade. #NOmerger
—
Para mais notícias como essa siga nossa aba NEWS ou acompanhe nosso BLOG para mais novidades do skate.
Fusão da CBSK com a CBHP, é isso mesmo World Skate? #NOMERGER