FESTIVAL LOS INSANOS DOWNHILL SPEED
por: Imprensa Bota Pra Baixo Downhill(perfil Instagram)/André Preto, jornalista
Dois eventos de peso em menos de um mês. Esse é o cenário do Skate Downhill em São Paulo que, após um período de incertezas, começa novamente a ganhar força numa cidade que é o berço da modalidade e que é também uma das cidades com melhor gestão pública, fiscal e seguras do Brasil: Santana de Parnaíba.
Desde o final dos anos 90 as ladeiras da cidade são conhecidas e utilizadas por skatistas da modalidade Downhill Speed, ou de velocidade, ou de corrida. Antigamente a região próxima ao Mackenzie era um dos principais locais, depois ali perto, próximo ao condomínio Vert Ville, do condomínio Gênesis, e mais recentemente próximo ao Colégio Saint Nicholas.
É graças à cidade que a modalidade persiste e gera novos skatistas que sonham, através do esporte ter uma vida melhor. E eventos como os vistos na descida da Cachoeira do Suru no dia 18 de setembro de 2022, e nesse final de semana no Loteamento Jardim das Flores, trazem a certeza de que a modalidade e a cidade foram feitas um para o outro.
A receptividade e apoio da cidade são fundamentais para o desenvolvimento da modalidade, que é ao mesmo tempo a mais antiga e menos conhecida do mundo do Skate. É também provavelmente a mais perigosa e, por isso, a mais cara em termos de equipamentos necessários para a prática.
Macacões e luvas de couro, capacetes aerodinâmicos, eixos de alta performance, tábuas (ou shapes) produzidas a partir de madeira canadense e rolamentos de cerâmica são itens utilizados apenas no downhill. Todas outras modalidades têm equipamentos similares e convencionais.
Um dos principais incentivadores da modalidade em Santana do Parnaíba, o vereador Kadu da Farmácia, que enxergou no esporte a possibilidade de trazer aos jovens um futuro melhor:
“Tudo o que é relativo a melhor qualidade de vida, integração, saúde e cultura a gente apoia. Além disso essa modalidade é uma coisa bonita de assistir. Para praticar, não sei, não é comigo, mas você já viu uma corrida de skate ladeira abaixo, com curvas e velocidades acima de 80 ou 90 km/h? É uma coisa de arrepiar, emocionante é pouco!”
Apesar da alta velocidade e disputas muito acirradas, acidentes graves são raros em competições, mesmo assim a cidade se preocupou em enviar ambulâncias, médicos, enfermeiros e também proteções para as partes mais críticas da pista; fardos de feno e contenções nas curvas, além de uma tenda enorme, mesas e cadeiras, sistema de som, água e frutas para que o skatista possa ter o foco exclusivo na corrida.
Jorge Galasso, 48, advogado, está há muitos anos na cena, tendo sido o organizador junto com a prefeitura, de eventos memoráveis na cidade, entre os anos de 2010 e 2012, o “Skate na
Velocidade”. Ele é um dos que seguem acreditando e investindo na modalidade:
“A gente faz o que faz por amor mesmo, arruma confusão em casa para poder ir treinar, tira recursos às vezes do próprio bolso pra fazer a coisa acontecer e ver o resultado depois é gratificante demais.
Contar com o apoio de uma prefeitura do peso que a cidade de Santana de Parnaíba tem, é realmente algo que a gente precisa, e muito”.
Marcelo Ackel, 28, publicitário, é um pouco mais jovem, mas foi mordido por essa adrenalina e não se vê mais longe dela:
“O que a gente vê aqui a gente não vê em outras modalidades. Se um está com pouco equipamento, roda gasta, o outro competidor muitas vezes empresta, e acaba até perdendo a corrida para esse menos favorecido. Se um cai, para tudo, todos se solidarizam. É uma atmosfera realmente diferente de tudo.”
São muitas as impressões positivas mas, o melhor resultado mesmo é ver a felicidade estampada no rosto de todos os envolvidos e, principalmente, deixar a todos com aquele gostinho de quero mais na boca.
“Vocês podem ter a certeza de que nós estamos com vocês, e que vocês têm aqui um padrinho que ama o que vocês fazem e dará o apoio que for possível para ajudar a cena. Meu muito obrigado a cada um de vocês.”
Assim, Kadu da Farmácia encerrou o evento após a entrega das premiações.
De arrepiar, é pouco!
Resultados 1º Festival Los Insanos
Speed Open:
1º Bernardo Brambila (RS)
2º João Sachi (Monte Mor,SP)
3º Leonardo Barros (SP)
4º Jorge Galasso (SP)
5º Everton Ribeiro (Campinas,SP)
6º Gabriel Pacheco (Osasco,SP)
7º Ricardo Mikima (SP)
8º Eduardo Falcão (SP)
Speed Feminino:
1ª Patricia Rodrigues (SP)
2ª Christie Aleixo (Santana de Parnaíba,SP)
3ª Hellen Dizeró (SP)
4ª Inajara Lopes (Valinhos,SP)
Street Luge:
1º Rodolfo Saldanha (Osasco,SP)
2º Marcelo dos Santos (Santana de Parnaíba,SP)
3º Gilberto Cossia (Diadema,SP)
4º Jonatha Velasques (Cajamar,SP)
Inline:
1ª Alice Fagundes (Curitiba,PR)
2ª Maria Luisa (Carapicuíba,SP)
3ª Nicole Fonseca (SP)
Big Stand Up Backside:
1º Lucas Ferraz (SP)
2º Leonardo Barros (SP)
3º Thiago Gômara (SP)
Big Stand Up Frontside:
1º Lucas Ferraz (SP)
2º Eli Silva (Paulínia,SP)
3º Leonardo Barros (SP)
—
Para mais informações ou eventos de skate como esse no Brasil e no mundo acesse nossa aba EVENTOS ou acompanhe nosso BLOG para acompanhar todo o life style do skate!