Rayssa Leal no ENEM 2022
por: Marcelo Sanzoni(perfil Instagram)
É isso ai! Não foi a primeira vez que o skate acaba se tornando tema de uma questão do ENEM, e desta vez Rayssa Leal representou o skate, mas não só o skate como um todo, ela foi o tema que acabou dando voz ao skate feminino que continua dia após dia conquistando lugar de destaque no skate nacional.
Este tipo de situação acaba levando a uma normatização do skate, principalmente do feminino, dentro da sociedade, o skate sai do espaço de algo estranho, radical e desconhecido, para começar a se encaixar como algo do dia a dia.
Segue abaixo uma foto da prova e em seguida a questão redigida:
QUESTÃO 43
A conquista da medalha de prata por Rayssa Leal, no skate street nos Jogos Olímpicos, é exemplo da representatividade feminina no esporte, avalia a âncora do jornal da rede de televisão da CNN. A apresentadora, que também anda de skate, celebrou a vitória da brasileira, que entrou para a história como a atleta mais nova a subir num pódio defendendo o Brasil, “Essa representatividade do esporte nos Jogos faz pensarmos que não temos que ficar nos encaixando em nenhum lugar. Posso gostar de passar noticia e, mesmo assim, gostar de skate, subir montanha, mergulhar, andar de bike, fazer yoga. Temos que parar de ficar enquadrando as pessoas dentro de regras. A gente vive num padrão no qual a menina ganha boneca, mas por que também não fazer um esporte de aventura? Por que o homem pode se machucar, cair de joelhos, e a menina tem que estar sempre lindinha dentro de um padrão? Acabamos limitando os talentos das pessoas” afirmou a jornalista, sobre a prática do skate por mulheres.
Disponível em: www.cnn.com.br Acesso em 31 out. 2021 (adaptado)
O discurso da jornalista traz questionamentos sobre a relação da conquista da skatista com a
A) conciliação do jornalismo com a pratica do skate.
B) inserção das mulheres na modalidade skate street.
C) desconstrução da noção do skate como modalidade masculina.
D) vanguarda de ser a atleta mais jovem a subir no pódio olímpico.
E) conquista de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Obs.: Procuramos a notícia até para a linkar a repórter, mas não achamos, se alguém souber, chama ou manda nos comentários, queríamos muito falar com a jornalista.
—
Para mais notícias como essa siga nossa aba NEWS ou acompanhe nosso BLOG para mais novidades do skate.