World Skate pode gerar o Caos no Skate Mundial
por: Marcelo Sanzoni(perfil Instagram)
Neste próximo dia 30 de outubro de 2022 vai rolar a reunião da World Skate que vai tratar a questão da fusão das confederações de skate com as de patins mundialmente. Dependendo da decisão nesta reunião pode ser que todos presenciem um novo caos no mundo do skate, e não só do Olímpico.
No caso da decisão ser por adiar a decisão ou de que não será obrigatório a fusão, então fo#@-se, vida que segue e o mundo segue girando.
Possibilidades
Agora, tudo a partir daqui são devaneios próprios sobre as possibilidades dos acontecimentos, não necessariamente são fatos.
No caso da World Skate definir que, as confederações ao redor do mundo tem X tempo para se rebaixar às confederações de patins ou criar uma nova confederação a partir de uma fusão.
No caso da CBSK se tornar uma sub-Confederação, todos os valores destinados ao skate vão ter que passar pela CBHP antes de serem destinados a CBSK, e todas as grandes decisões deveram ser aprovadas pela CBHP, o cenário continuaria similar ao atual, porém um pouco mais burocrático e talvez com menos verba destinada aos eventos de skate, pois terá de dividir parte dos valores de patrocínio com mais modalidades que antes.
Já no caso de uma fusão, estaríamos falando num mundo onde a CBSK não existe mais, seria muito similar ao primeiro cenário, porém neste caso digamos que uma parcela dos skatistas não reconheceriam esta entidade como algo “do skate”, seria algo meio que sintético, tendo em vista que a CBSK é o resultado de algo muito orgânico na história dos skate e dos skatistas.
Possibilidade no caso da Fusão
No caso principalmente da fusão, existe uma possibilidade de que parte da CBSK não aceite a ideia e de as costas para essa determinação e por consequência das Olimpíadas em si, assim como temos visto a questão do #NOMERGER, alguns membros da entidade podem vir a se tornar um tipo de resistência e encabeçar o que seria um novo momento da CBSK.
Neste novo momento não teria mais tanta importância a questão das Olimpíadas em si, provavelmente o skate se uniria mais como unidade assim como já rolou antes. Pode rolar também uma divisão entre skatistas profissionais que queiram participar das Olimpíadas e skatistas profissionais que não abrem mão de suas raízes.
Porém, a “Nova CBSK”, não contaria mais com grandes patrocínios ou mesmo verba da Caixa, pois a maior parte seria direcionado ao novo órgão do skate e patins nacional a CBHPS(nome fictício), ou seja, o skate estaria dividido entre o skate esporte e skate underground com uma divisão bem clara.
Isso provavelmente resultaria no uso de nomenclatura de skatista olímpico ou nutella para os skatistas que ficarem do lado da fusão e skatista raíz ou underground para os skatistas que se negaram a se unir a fusão, assim seria inevitável a divisão do skate, perderíamos boa parte de nossa força como um todo, mas provavelmente os lados estariam mais forte entre si do que nunca.
Teorizando aqui, quem sofreria muito numa situação destas seriam as marcas, pois que elas iriam apoiar? Em que eventos estariam? Tudo isso contaria durante o início deste cenário de divisão do skate, porque se apoiarem um lado serão criticado pelo outro, e dependendo sofreriam até o risco de sofrer boicote.
O “por quê” dessa brisa toda?
Para tentar deixar claro a importância de tudo isso que está rolando para o cenário profissional do skate, nem tanto para o skatista do dia a dia de forma direta.
Isso pode demarcar um novo momento do skate, um momento impar e nunca visto antes, um momento onde a ideologia vai contar muito e isso irá no final das contas se refletido no skate rua também.
Pode resultar também na mais nova queda do skate mundial, a desunião entre muitas partes do skate pode levar ao fechamento de marcas, pistas e mídias do cenário, tudo porque a maioria terá de optar por um lado ao qual focar.
Sendo o público alvo do skate um público já muito pequeno para se trabalhar, pois é muito nichado, imagina então se pegar todos esses nichos e separar ao meio?
Portanto é por isso que não só nós do site/canal, quanto skatistas profissionais e empresários estão tão apreensivo quanto essas decisões que serão tomadas no próximo dia 30, pode ser que acabe sendo de boa, mas pode ser que não, e para quem respira skate isso pode ser muito desagradável.
Só para finalizar de vez, a fusão da CBSK com a CBHP é a pior coisa que podemos imaginar para o cenário do skate, isso pode influenciar desde os top do skate até indiretamente influenciar o skate de rua, pois menos empresas, menos produtos e maior o preço de peças. Qualquer um que seja a favor disto eu tenho a certeza de que não é alguém que visa o crescimento do skate, mas sim algum outro que com certeza é bem mais pessoal.
Obs.: Este texto foi escrito visando pontos de vistas meus, misturados com muitos outros, incluindo, empresários, skatistas, profissionais da área e até mesmo pessoas que são contra a atual gestão da CBSK, o site deixa em aberto a possibilidade de postar um direito de resposta ou opinião contrária que venha a ser entregue pronta.
—
Para mais matérias como esta acesse nossa aba LIFESTYLE, e para acompanhar mais novidades no mundo do skate acompanhe nosso BLOG.
World Skate pode gerar o Caos no Skate Mundial