A origem do skate em si gera muitos debates, mas e a origem do cumprimento dos skatistas? Sabe né? O de entrelaçar os dedos, então, esse é um assunto que nem eu imaginava que causava tanta controvérsia.
Vou ser sincero e deixar claro que pessoalmente, em minha total ignorância de nunca nem ter ido atrás da informação, achava que ele tinha origem gringa, pois sempre, mas SEMPRE, cumprimentei todos os skatistas desta maneira, incluindo os gringos como, Tony Hawk, Hosoi, McGill, Caballero, entre outros.
Então durante algumas discussões sobre o assunto eu procurei me aprofundar no assunto e para minha surpresa ele foi algo que nasceu aqui, mais exatamente em São Paulo, em meados da década de 80, e como muitos sabem chegou a ser o destaque no shape clássico do Thronn.
Isso mostra que mesmo sem perceber ainda temos traços de síndrome de achar que tudo que é bom vem da gringa.
A ORIGEM
Conversei com Helio Greco(perfil do Instagram) que me explicou:
“Isso rolou no começo da década de 80, no Ibira o Poisé e o Tropeço(biker) eram os “formadores de opinião” do rolê, a ponto de ter uma linguagem própria, e um dia eles começaram a se cumprimentar desta forma, o que meio que virou uma forma dos Ibira Boys se cumprimentarem,(…) com o tempo, esta forma de cumprimentar foi se difundindo entre os skatistas de São Paulo e quando fomos perceber skatistas do Brasil todo estavam se cumprimentando assim.”
Helio Greco
COMO OS GRINGOS SABEM?
O que rolou depois é que os gringos começaram a ter contato com os brasileiros que instintivamente cumprimentavam os outros skatistas assim, mas não vou dizer que se tornou algo mundial, mas que sim, os gringos conhecem o cumprimento e aceitam como se fosse normal para eles.
Os gringos que já tiveram contato com brasileiros deve acabar ensinando isso para os que nunca tiveram esse contato, principalmente se eles vem para o Brasil.
SIGNIFICADO
Apesar dos relatos da época colocarem apenas como uma forma de identificação da Crew, com o tempo ele foi ganhando alguns significados, segundo alguns Ibira Boys ele resume a frase “Skate na veia dos irmãos”, já para outros o entrelaçar de dedos demonstra a união dos skatistas, para alguns acaba sendo apenas um tipo de toque secreto dos skatistas.
Pessoalmente acho todos válidos.
CONTROVÉRSIA
Existe uma parte dos skatistas que diz que o cumprimento teve outras origens, as que mais vi se repetir foram:
Escoteiros: Estes se cumprimentam de forma similar deste o começo de 1900, porém, com a mão esquerda e entrelaçando apenas dois dedos, como um símbolo de confiança entre as duas pessoas.
Bikers: Ouvi dizer também que teve origem entre os bikers, e se for pensar que um dos envolvidos na história da criação era um biker, poderia até fazer sentido, mas as fontes afirmam que não tem relação.
Aliens: Na verdade eu achei que duas controvérsias eram poucas e coloquei essa daqui só para dar mais harmonia para o texto.
PARECER
Acho que é incrível algo tão grande quanto o cumprimento dos skatistas ter nascido de um grupo de skatistas do Ibirapuera(Ibira Boys) e ter se espalhado para o que se tornou basicamente uma marca registrada do skate, algo que todo skatista conhece, ou deveria conhecer, principalmente levando em conta que esta criação tupiniquim rompeu as barreiras nacionais e hoje é usada em alguns polos do skate mundial.
Mas infelizmente até esta parte da cultura tende a sumir, sendo substituída pelo soquinho ou fist bump, mas isso só o tempo vai dizer, nós só podemos observar…
—
Para mais matérias como esta acesse nossa aba LIFESTYLE, e para acompanhar mais novidades no mundo do skate acompanhe nosso BLOG.
Muito bom .🔥🔥🔥🔥